segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Uma receita apetitosa com mandioquinha, também conhecida como batata baroa; batata baronesa; batata cenoura. Rica em vitaminas do complexo B e em sais minerais.

Ingredientes:

½ kg de mandioquinha

Bolinhos de Mandioquinha

1 colher (de sopa) de manteiga
3 ovos
1 colher (de sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (de sopa) de salsinha picada
½ xícara de farinha de trigo
Sal a gosto
Farinha de rosca

Modo de preparo:

Raspe (veja dicas) e lave bem as mandioquinhas. Cozinhe em água e sal, escorra e amasse. Depois de frio, junte a manteiga, um ovo, o queijo, a salsinha, o sal e misture bem. Em seguida, adicione aos poucos a farinha de trigo até engrossar. Faça bolinhos, passe-os nos outros dois ovos batidos e na farinha de rosca. Deixe na geladeira por uma hora. Frite aos poucos em óleo bem quente, até dourar. Retire e coloque sobre papel toalha.

Dicas de titana:

Farinha de trigo para dar ponto de enrolar em bolinhas.
Você pode rechear os bolinhos com cubinhos de queijo de sua preferência; nesse caso acrescente à massa pitada de orégano.
A mandioquinha nunca deve ser descascada antes de ir ao fogo, pois é junto à casca que estão os nutrientes. Raspe-a com faca afiada, como faz com a cenoura.

Mandioca=Macaxeira=Aipim

Ingredientes para a massa:

1 kg de mandioca branca ou amarela

2 colheres (de sopa) de farinha de trigo

2 colheres (de sopa) de farinha de rosca

1 colher (de chá) de sal

Coxinha de Mandioca
2 gemas
½ xícara de leite

Ingredientes para o recheio:

1 kg de peito de frango
5 azeitonas
½ xícara de cebola
½ xícara de salsinha
Pimenta-do-reino
Temperos a gosto

Modo de preparo da massa:

Cozinhe as mandiocas, descascadas e cortadas em pedaços, em água e 1 colher (de chá) de sal, até que estejam macias. Se a mandioca demorar para ficar macia, escorra quase toda a água, deixando somente um pouco, e junte mais água fria temperada com sal. Volte ao fogo e espere ferver novamente. Escorra a mandioca, descarte com cuidado alguma parte dura do meio e passe pelo espremedor. Coloque em uma tigela e acrescente os demais ingredientes, menos as gemas e o leite. Misture tudo com cuidado, sem sovar a massa. Deixe-a descansar um pouco, antes de enrolar as coxinhas.

Modo de preparo do recheio:

Refogue o frango e cozinhe até que esteja bem mole. Retire do fogo e espere esfriar. Desfie bem a carne, coloque na panela e acrescente o restante dos temperos. Leve ao fogo e cozinhe por mais alguns minutos. Espere esfriar antes de fazer as coxinhas.

Prepare as coxinhas:

Pegue uma colher (de sopa) cheia de massa, coloque na palma da mão e abra. Se a massa grudar na mão, acrescente mais farinha de rosca. Coloque um pouco de recheio. Feche a massa e faça o formato de coxinha. Passe na farinha de rosca e depois nas gemas batidas, misturadas com ½ xícara de leite. Passe outra vez na farinha. Em uma frigideira, aqueça o óleo o suficiente para cobrir as coxinhas. Deixe dourar bem de todos os lados e escorra-as em papel toalha.

Dicas:

Muitas dicas estão no modo de preparo.
O rendimento é de 60 coxinhas.
Poderá utilizar recheio de sua preferência

Nenhum comentário:

Postar um comentário