segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Uma receita gostosa que esquenta nosso inverno. Utilize sobra de feijão do almoço para preparar uma sopa quentinha para essas noites frias.

Ingredientes:

Sopa de Feijão

3 xícaras (de chá) de feijão cozido
3 xícaras (de chá) de água ou
caldo do feijão
1 batata em cubos pequenos
2 tomates picados sem pele e sem sementes

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata o tomate, a água e o feijão. Coloque o feijão batido e a batata em uma panela e, cozinhe até amaciar a batata. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco mais de água. Prove e tempere novamente com sal e pimenta do reino se for necessário.

Dica de titana:

Utilize feijão que você já tem temperado.
Ao se servir, pulverize o prato com cheiro verde picadinho ou torradas em cubinhos.
Se preferir, inclua na sopa cenouras em pedaços pequenos.

Carnaval ! Quem disse que receita de canja é só no inverno ?

Ingredientes:

Canja da Folia

1 peito de frango com osso
3 xícaras (de café) de arroz cru
4 tomates sem pele picadinhos
1 cenoura
1 chuchu
2 batatas médias
10 vagens
2 mandioquinhas médias
Cebola
Temperos a gosto
Alho amassado (3 dentes)
Salsinha
Noz moscada
1 tablete de caldo de galinha
Sazon amarelo
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Numa panela de pressão, frite o alho em um pouco de óleo, deixe fritar bem. Acrescente a cebola e deixe fritar. Quando estiver com aroma de refogado caseiro, a cebola douradinha no alho, coloque o peito de frango sem pele, cortado em quatro pedaços para refogar. Refogue bem, deixando-o com aparência dourada. Junte os tomates sem pele picadinhos. Quando os tomates desmancharem, coloque sal, o tablete de caldo de galinha, o envelope de sazon, a noz moscada, temperos a gosto. Mexa bem e coloque água para cozinhar o peito de frango, fechando neste momento a panela de pressão. Deixe cozinhar bem, por 30 minutos de pressão. Enquanto cozinha, pique os legumes (batata, cenoura, chuchu, vagem, mandioquinha), tudo miudinho. Após abrir a panela de pressão e conferir que o peito de frango desmancha, tire os pedaços da panela, deixe o fogo ligado, confira se não tem osso caído no caldo. retire e descarte se houver. Desfie o frango descartando todos os ossos. Volte com o frango desfiado para a panela, junte os legumes, confira o sal e feche novamente param pegar pressão. Deixe cozinhar por 10 minutos de pressão, os legumes devem ficar molinhos. Abra a panela e junte o arroz cru. Deixe cozinhar com a panela aberta no caldo do frango com os legumes. Se precisar, acrescente água para a canja ficar com caldo suficiente. Após bem cozido o arroz, polvilhe com bastante salsinha.

Dicas da titana:

Nunca abra a panela de pressão sem estar seguro (a) de que não há mais pressão dentro dela.
Sirva com queijo parmesão ralado e pão francês fresquinho.
É irresistível!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário